MENTORIA DE EQUIPES

mentoring

O que é Mentoring

Mentoring é uma espécie de tutoria onde uma pessoa mais experiente orienta e compartilha com os menos experientes ou que estão iniciando no ministério ou no mercado de trabalho, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Isso ajuda-os com as principais dificuldades encontradas ao longo do caminho e os fortalece para remover barreiras que possam atrapalhar seu sucesso.

As vantagens do Mentoring são: apontar direção, fortalecer e motivar, potencializar resultados permanentes, aumentar a qualidade ministerial e de vida, diminuir o stress e as tensões, buscar autoconhecimento, melhorar relacionamentos e comunicação, gerar planejamento e organização, aumentar a inteligência emocional, impulsionar o uso das habilidades, gerar maior satisfação aos integrantes.

O Mentoring pode ser efetivo tanto com indivíduos quanto com equipes.

Objetivo do Mentoring
Auxiliar a liderança e os membros do ministério a identificar as prioridades nas 3 áreas mais importantes: espiritual, ministerial e musical/técnica e:

  1. Ajudar a estabelecer comportamentos e uma nova rotina para atingir seus alvos
  2. Motivar os integrantes ao crescimento individual: caráter, liderança, relacionamentos, aprofundamento de valores
  3. Identificar áreas de potencial e de crescimento e otimizar mudanças
  4. Identificar critérios para aceitação e permanência de membros no ministério de louvor
  5. Fazer a transição de “liderança” para “gestão” – muda a abordagem, a visão, o processo e o desenvolvimento do ministério.

Metodologia
O processo tem início com a elaboração de um programa de treinamento que incluirá estudos bíblicos, processo em pequenos grupos, exercícios em formato de estudos dirigidos, leitura de livros e visitas à cidade/igreja no período de 9 meses, com o fim de acompanhar de perto o desenvolvimento do ministério. Cabe, também, um contato regular com o líder do ministério, para saber como está o andamento do processo e ajudar a mensurar resultados.

Primeira etapa – Seminário para o Ministério de Louvor
O processo do Mentoring começa com um seminário agendado para sua equipe de louvor. Aqui se faz o ensino dos princípios e valores bíblicos que regem o ministério e a vida do ministro. Aqui também se lança os fundamentos para que o ministério comece a identificar as áreas onde deve acontecer mudanças, tanto em sua vida, quando na do ministério. Tudo isso será uma base sólida para a continuidade do processo.

Segunda etapa – Primeira visita
Aqui acontece o primeiro feedback. Antes da viagem, Beto irá organizar um questionário pessoal, enviado com várias semanas de antecedência a cada integrante do ministério, que deverá ser confidencial e respondido e re-enviado a ele antes da primeira visita.O objetivo deste questionário é conhecer o nível de satisfação, a visão, os relacionamentos e os problemas que atrapalham o crescimento, a partir da ótica de cada membro da equipe. A partir daí, Beto se reunirá com os líderes do ministério, e, posteriormente com os integrantes, para ouvir e entender o que ficou assimilado do seminário. Durante a primeira visita, Beto irá:

  1. Abordar estes assuntos em grupo, e, ajudar os integrantes a enxergarem o que é necessário ser feito.
  2. Usar testes e ferramentas que ajudarão no processo de construção de equipe e união.
  3. Com base nestes resultados, estabelecer metas de curto e médio prazo para o ministério, e delegar a responsabilidade de atingí-las a cada indivíduo.
  4. Serão necessárias pelo menos 6 horas de reuniões e trabalhos individuais e em grupo em um único final de semana (ou dias de semana).
  5. Dividir o ministério em pequenos grupos e apontar facilitadores para cada um.

Terceira etapa- Próximas visitas
A partir dos resultados da primeira etapa do mentoring, vamos programar as próximas. Apenas a partir da primeira etapa é que serão discutidos programas de estudo, leitura, etc.

Comunicação
Será formado um grupo em mídia social, com todos os integrantes, onde serão postados e monitorados os exercícios, tarefas, leituras breves e comentários sobre cada uma dessas atividades. Este fórum também servirá de canal de comunicação entre nós acerca de datas e horários de atividades.

 Investimento e outros valores serão tratados por email.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s